Faltam
para o julgamento
bandeira do Brasil bandeira do Brasil

Revida Mariana: conheça carta-manifesto do movimento na íntegra

Data: 17/06/2024 - Autor: Revida Mariana

Há quase 9 anos um crime vitimou um país inteiro. O maior desastre ambiental da história do Brasil matou um rio, soterrou comunidades inteiras e devastou mais de um milhão de vidas. Os signatários desta carta pedem que a Vale e a BHP Billiton, responsáveis pela barragem e pela devastação sejam responsabilizadas pela Justiça, limpem o que sujaram, despoluam aquilo que contaminaram e indenizem adequadamente todas as vítimas.

Revida Mariana
Maior crime socioambiental do país completa nove anos em 5 de novembro de 2024

Em 2015, um tsunami de lama tóxica rompeu de uma barragem de rejeitos de mineração no estado de Minas Gerais, Brasil. A lama tóxica destruiu uma cidade e um dos rios mais importantes do país, o Rio Doce. O Rio Doce e seus afluentes foram envenenados com metais pesados e outras substâncias perigosas. A pesca, a agricultura, a pecuária e o acesso à água potável foram totalmente inviabilizados. O acidente tirou 19 vidas, privou o acesso de milhões de pessoas a água potável e destruiu o modo de vida de incontáveis pessoas que viviam nas margens do rio.

O crime da barragem de Mariana também destruiu um modo de vida para as muitas comunidades indígenas brasileiras que vivem ao longo do rio e do litoral capixaba. Para elas, o rio era uma entidade viva, não apenas uma fonte de alimento, nutrição e identidade. Eles não têm mais um lugar que possam chamar de lar, nem uma terra que os sustente.

Julgamento em Londres

Revida Mariana
Signatários desta carta pedem que a Vale e a BHP Billiton, responsáveis pela barragem e pela devastação sejam responsabilizadas pela Justiça

O processo judicial contra a BHP, iniciado no Reino Unido pelo escritório internacional de advocacia Pogust Goodhead, é um “divisor de águas” em termos de responsabilidade corporativa para o mundo. A existência desta ação que reúne 700 mil pessoas, 2 mil empresas e 46 municípios é um grito de denúncia demonstrando que as empresas continuam impunes.

As mineradoras devem ser responsabilizadas pelos crimes ambientais cometidos em qualquer lugar e as corporações multinacionais não podem se esconder atrás de suas subsidiárias, da burocracia local ou de advogados caros.

Já passou da hora da BHP e da Vale serem responsabilizadas e indenizem adequadamente os atingidos pela tragédia. O povo brasileiro quer justiça. Eles precisam ser ouvidos e reconhecidos pelas empresas que destruíram suas vidas.

NÓS CLAMAMOS POR:

1. Nós clamamos para que as mineradoras Vale e BHP, donas da barragem do Fundão em Mariana – indenizem adequadamente todas as vítimas, incluindo pelos danos contínuos na saúde sem quitações definitivas;

2. Queremos ver a justa resolução dos casos relacionados ao desastre, no Brasil e no exterior;

3. Nós pedimos que as empresas responsáveis façam a limpeza e restauração da vida do Rio Doce e seus afluentes afetados, recuperação de nascentes, e retificação dos demais danos ambientais causados ao redor do rompimento da barragem.

Acesse a carta-manifesto e junte-se ao movimento que luta por justiça! Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHky2ozpHS3sJEv_xm5zisz67g5ElvoR-DUl1hsL4yGFuQ4A/viewform

Cadastre-se e receba novidades sobre o movimento

    *Ao se cadastrar, você concorda com o envio regular de conteúdo do Revida Mariana

    Contact: imprensamab@atingidos.org
    Follow us:
    Associação Nacional dos Atingidos por Barragens - ANAB
    CNPJ: 73.316.457/0001-83
    X