MAB fará atos em Brasília para reivindicar participação popular em Repactuação e vai entregar carta à Lula
Data: 06/08/2024 - Autor: Revida Mariana
Nesta quarta-feira (7), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), fará um ato em frente ao B Hotel, em Brasília, por volta das 13h, para reivindicar participação popular nas novas negociações sobre a reparação das mineradoras pela tragédia em Mariana (MG).
Na ocasião, os Governos Federal, de Minas Gerais (MG) e do Espírito Santo (ES), as mineradoras e as instituições de justiça estarão reunidos no B Hotel, que fica na Asa Norte, para uma nova rodada da mesa de Repactuação.
Antes do ato, o grupo fará uma parada na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por volta das 9h. “Queremos denunciar a intervenção da BHP Billiton no direito dos atingidos, pagando R$ 6 milhões ao IBRAM para mover uma ação no STF contra os municípios que buscam indenizações através da justiça inglesa”, disse Thiago Alves, integrante da coordenação do MAB.
À tarde, por volta das 15h30, integrantes do movimento irão até o Palácio do Planalto para entregar uma carta ao Presidente Lula para denunciar a péssima proposta das mineradoras para a reparação, e a falta de participação dos atingidos nas mesas de Repactuação.
Veja abaixo a programação do grupo:
- 9h: Chegada ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Lago Sul, Brasília
- 13h: Ato em frente ao B Hotel Brasília, Lote L – Asa Norte, Brasília
- 15h30: Entrega da carta ao Presidente Lula no Palácio do Planalto