MAB fará atos em Belo Horizonte contra repactuação da tragédia de Mariana
Data: 31/08/2024 - Autor: Revida Mariana
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vai realizar atos, ocupações e assembleias em todo o país, no dia 5 de setembro, em defesa da Amazônia e proteção dos direitos de comunidades atingidas pelas barragens. Como parte da agenda de mobilizações deste dia de jornada nacional de lutas, o MAB estará em Belo Horizonte, com atingidos e atingidas pelo crime da Samarco (Vale/BHP Billiton) de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.
“Nossa expectativa é reunir 500 atingidos. Esse dia também é parte do processo de mobilização internacional da campanha Revida Mariana”, destaca Thiago Alves, integrante da coordenação nacional do MAB. Durante a jornada de lutas do dia 5 de setembro, o MAB também vai cobrar do Estado brasileiro a imediata implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).
Repactuação do Rio Doce
Em Belo Horizonte, a principal pauta será a Repactuação Rio Doce. “Aqui em Minas Gerais, o foco será a repactuação que está acontecendo, neste grande acordo que se discute há mais de dois anos. Por quê os documentos ainda estão sob sigilo? Quais são os critérios da valoração e do período? Quais são os programas? Como será a participação dos atingidos?”, questiona Thiago Alves.
Segundo ele, essas serão as perguntas básicas que o MAB quer discutir na audiência pública na ALMG, que vai começar às 10h, e terá a participação de representantes do Ministério Público Federal e governo federal.
Para o MAB, esse acordo vai representar um retrocesso em termos de valores e políticas de reparação com propostas rebaixadas, o que desfaz conquistas já alcançadas em quase 9 anos de luta.
“Vamos fazer um ato no Tribunal Regional Federal da 6ª Região, onde está sediada a reparação, bem como faremos uma marcha pelas ruas de Belo Horizonte em defesa dos direitos dos atingidos, tratando das pautas nacionais dessa jornada e contra a impunidade dos crimes socioambientais”, complementa Thiago Alves.
Veja programação do MAB no dia 5 de setembro:
- 10h – Audiência Pública sobre a Repactuação Rio Doce na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a pedido da deputada Beatriz Cerqueira
- 14h – Ato dos atingidos e atingidas no TRF-6
- 15h30 – Marcha do TRF-6 para a Praça Sete em defesa da Amazônia, contra a impunidade dos crimes socioambientais e pelos direitos dos atingidos e atingidas!